domingo, 30 de setembro de 2012

Apresentação dos Seminários

Boa noite caros alunos,

Essa semana começam nossos seminários e em breve finalizaremos nossos estudos juntos. Para que esse nosso contato seja finalizado apropriadamente há algumas recomendações a serem seguidas para uma boa apresentação que seja boa para todos os ouvintes.

  • Para mim é muito mais importante o que vocês falam do que o que está escrito na tela. Portanto NÃO LEIAM!! Falem a vontade de um tema que vocês estudaram e conhecem.
  • Erros todo mundo comete, eu principalmente, por isso fiquem a vontade para falar mesmo que não tenham certeza, só não posso aceitar absurdos.
  • Somos arquitetos, trabalhamos com diversas dimensões da arte, a maioria delas visual. Portanto imagens são itens prioritários para a compreensão do trabalho, não letras e palavras, deixem-nas somente para suas bocas.
  • O tempo de apresentação é de 20 MINUTOS, tempo mais do que o suficiente para expressarem suas ideias. Fiquem a vontade para utilizar qualquer recurso para isso (vídeos, fotos, áudio, dança, interpretação, etc), contanto que não extrapole o tempo determinado e nem que seja algo não feito por vocês (como um vídeo de 10 minutos tirado do youtube e que vocês só deem o play)
  • Todos os grupos que apresentarão no dia deverão chegar mais cedo para prepararmos as apresentações, conferir se há algum problema e corrigi-lo à tempo de não prejudicar o tempo das apresentações.
  • TODOS DEVERÃO ESTAR PRESENTES EM TODAS AS APRESENTAÇÕES!! A ausência será deduzida da sua nota final (salvo casos justificados e comprovados)

Na internet existem diversas dicas de como montar uma apresentação eficiente. Se quiserem, também podem usar as nossas aulas como referência. Se ainda tiverem dúvidas podem mandar e-mail ou conversarmos na sala de aula.

Grandes eventos esportivos e a questão da moradia

Boa noite caros alunos,

Após vermos as propostas dos candidatos à prefeitura de Salvador, está na hora de vermos outras propostas, em uma escala maior, para a modificação da cidade, trazido por órgãos internacionais e que países em desenvolvimento anseiam com afinco. No caso, os grandes eventos esportivos. Nos próximos anos o Brasil sediará dois grandes eventos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, mas qual é o verdadeiro legado deixado por elas além do discurso oficial do governo?

PROJETO RIO 2016 - Veja como a cidade estará

PORTO ALEGRE - Copa 2014

SALVADOR CONHECE O ÔNIBUS PARA A COPA 2014

ÁFRICA DO SUL UM ANO DEPOIS: o que deu errado?

APÓS DOIS ANOS A ÁFRICA DO SUL AINDA PAGA A CONTA DOS ESTÁDIOS

RAQUEL ROLNIK - Copa 2014 e trabalho descente.

ONU DENUNCIA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS À MORADIA

ESPN - Obras para Copa e Olimpíada desapropriam ilegalmente moradores do Rio de Janeiro

ESPN - Desapropriações no Rio para Copa e Jogos 2016 ignoram o direito a lei e cidadãos.

REALENGO - Aquele desabafo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Enquanto os arquitetos não fizerem política os políticos continuarão a fazer arquitetura - Nestor Goulart

Essa frase marca a retomada das nossas atividades pós-greve. Com pouco mais de um mês para retomarmos e finalizarmos o conteúdo discutido 03 meses atrás, faremos uma pequena reorganização dos conteúdos para possibilitar a finalização do semestre com os debates completos.

Com a iminência das eleições para a prefeitura de Salvador, utilizaremos esse contexto para retomar nossos debates sobre a cidade. Cada candidato possui diversas propostas para o melhor funcionamento e gestão da cidade, mas devemos ser críticos para tentar identificar os impactos que elas podem causar.

PROPOSTAS PARA O TRÂNSITO DA CIDADE - ACM NETO

PROPOSTAS DE MOBILIDADE URBANA - PELEGRINO


12 PONTOS CRÍTICOS NO TRÂNSITO DA CIDADE - PELEGRINO


PROPOSTAS PARA A ORLA DE SALVADOR - PELEGRINO

PROPOSTAS PARA O SUBÚRBIO - PELEGRINO

Podemos notar nessas propostas o destaque para obras viárias para a mobilidade do automóvel, em que a construção de novas vias sempre funciona como atrativo para o turismo e para o progresso da cidade, mesmo desconsiderando que quanto mais ruas se constrói, mais se engarrafa. O ponto alto de ambas propostas está na finalização da linha 01 do metrô e a construção da linha 02, que liga a Rótula do Abacaxi ao aeroporto. Uma ideia que não é recente, mas que ganha muita força com a proximidade da copa, mesmo que as soluções apresentadas estejam defasadas em relação ao avanço tecnológico e as experiências realizadas em outras cidades referenciais pelo mundo.

PROJETO METRÔ DE SALVADOR

NEW YORK - NEW HIGH LINE PARK

SOUTH KOREA HIGH LINE

THE "BIG DIG" - BOSTON/EUA

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA O TRÂNSITO NA CALIFÓRNIA/EUA

AS SOLUÇÕES DE CURITIBA/PR PARA O TRÂNSITO

VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHO LIVRAM 20 CIDADES FRANCESAS DO COLAPSO DO TRÂNSITO

Cada vez mais as propostas buscam a valorização do pedestre e de formas alternativas de transporte (com qualidade), em que viadutos, elevados e etc são relegados em prol da bicicleta e do transporte público de qualidade. Além de não considerar o trânsito como único aspecto a se trabalhar para melhoria da qualidade urbana, como vemos no caso do projeto do Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

PROJETO PORTO MARAVILHA - RIO DE JANEIRO

INÍCIO DA SEGUNDA FASE DO PORTO MARAVILHA - DEMOLIÇÃO DO ELEVADO

O Rio de Janeiro e Curitiba são constantemente citados por serem as cidades com maior preocupação a aspectos urbanísticos que estejam alinhados com as ideias das principais "capitais mundiais", que são referência para a maioria das cidades por suas soluções inovadoras. Em 2010 Salvador lançou um projeto para tornar a cidade equiparada à essas outras cidades, e que agora é utilizado como base para as propostas dos candidatos à prefeito da cidade.

SALVADOR CAPITAL MUNDIAL

SALVADOR MOBILIDADE BIKE - COPA 2014

Na próxima aula damos continuidade a essa discussão para compreender melhor nossa cidade.

Abraços


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dúvidas gerais sobre o trabalho

Boa tarde caros alunos,

Nos últimos dias tenho recebido diversos e-mails para tirar dúvidas sobre o trabalho final da disciplina. Estou muito satisfeito com o andamento de todos aqueles que me procuraram (quanto aos que resolveram esquecer da vida acadêmica ou de tirar dúvidas comigo só me resta imaginar o que será entregue e temer pelas piores consequências que hão de aparecer).

Bom, mas esse post é para sanar algumas dúvidas gerais que têm surgido com uma certa frequência:

  • A formatação do trabalho é tal qual eu enviei no modelo, facilitei ao máximo a vida de vocês já deixando tudo pronto só para substituir o que está escrito no modelo pelas suas contribuições. Não é necessário inventar tudo de novo.
  • As imagens devem vir no corpo do texto, afinal, elas fazem parte do discurso que vocês estão desenvolvendo, e devem ter um tamanho mínimo possível para compreender o que ela quer dizer.
  • Lembrem-se que o trabalho deve ser escrito com suas próprias palavras, copiar o trabalho de outro é algo que não requer nível universitário para ser feito, se eu quisesse isso eu mesmo teria buscado, a internet está aí para isso, além disso eu já pesquisei todos esses sites principais antes de passar os temas para vocês, então eu já sei o que eles apresentam.
  • É importantíssimo ressaltar que a cópia ou citação sem citar a referência é PLÁGIO!! E plágio é CRIME!! Portanto, encarecidamente, lembrem-se de citar o abençoado que já quebrou a cabeça antes de vocês para escrever o texto que vocês estão usando, ou então eu mesmo que quebrarei suas cabeças no semestre que vem quando repetirem a disciplina.
  • A apresentação dos trabalhos só ocorrerá quando as aulas voltarem ao normal. Quando isso acontecer eu definirei as novas datas, por isso se dediquem somente ao trabalho escrito!
  • Como o formato é de artigo não é necessário elementos pré-textuais (contra-capa, sumário, lista de figuras, etc)
  • E por último, mas não menos importante. O trabalho deve ser entregue impresso, tendo entre 10 e 15 páginas contando figuras e referências bibliográficas. A capa não conta nessa numeração.
Se me lembrar de mais alguma coisa eu acrescento aqui.

Atenciosamente

domingo, 10 de junho de 2012

Modelo para o trabalho final da disciplina

Boa noite caros alunos!

Espero que estejam aproveitando esse período de mobilização para não ficarem imobilizados em casa criando teias de aranha.

Como havia prometido nesse link AQUI, vocês podem baixar o modelo de formatação para o trabalho, e AQUI ensinando como fazer referências e citações.

Faltando 10 dias para a entrega do trabalho foram poucas as duplas que me procuraram para tirar dúvidas e se orientar quanto a nossa avaliação. E quero reforçar aqui para todos que eu NÃO ACEITAREI TRABALHOS FORA DO PRAZO! Desse modo, recomendo dedicação exclusiva para não serem prejudicados quando as aulas retornarem e para que eu possa usufruir somente do modo certo de entregar um trabalho.
_______________________________________________________________________________

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bom dia alunos!

Vivenciamos um estado de greve que infelizmente inibe nossos encontros, mas nem por isso interromperemos completamente nosso contato.
Enquanto esperamos para ver o que vai acontecer, continuamos os trabalhos já iniciados anteriormente para nossa última avaliação (afinal, vocês já tiveram bastante tempo para desenvolvê-la e também querem eliminar uma pendência para quando a greve tiver fim).
Reitero aqui que a data de entrega, por enquanto, mantêm-se no dia 19/06, uma terça-feira, e que o trabalho deverá ser entregue impresso (se houver piquetes e fechamento da universidade então mudarei a forma de entrega).
Estou terminando de elaborar o modelo de presentação do trabalho e amanhã eu posto aqui no blog.
Aqueles que quiserem orientação, referências ou tirar dúvidas podem enviar para o meu e-mail: musse_arq@yahoo.com.br

Abaixo eu disponibilizo a sequência de apresentação dos trabalhos que havíamos sorteado em sala de aula. Por favor, confiram se seus temas estão corretos, se as duplas são correspondentes e aqueles que tiverem um asterisco (*) devem me mandar o roteiro comentado do trabalho para eu avaliar as sobreposições temáticas e garantir os enfoques são diferentes e que não vamos repetir excessivamente um assunto.

Os comentários para alteração nessa lista devem ser feitos aqui no blog

Em breve informo novidades.
_________________________________________________________

TURMA 01 (07:00 - 09:00)
21/06 - Quinta-feira
  • Isabela e Luciano - Arquitetura e cultura
  • Ana Carolina e Aline - Arquitetura e Conforto
  • Natália Brandão e Adriana - Arquitetura e o social *
  • Monise e Lisandra - Arquitetura e Acessibilidade *
  • Rafaela Noya
  • Endi - Arquitetura e Shoppings
26/06 - Terça-feira
  • Gabriela e Filipe - Arquitetura e Cinema *
  • Joana e Paula - Arquitetura e quadrinhos
  • Michele - Arquitetura e Fotografia
  • Rafael e Heleomar - Arquitetura e Música
  • Júlia e Amanda - Arquitetura e decoração
  • Rodrigo Sampaio e Sarah - Arquitetura e poder
28/06 - Quinta-feira
  • Carina e Larissa - Arquitetura e Cinema *
  • Isadora e Taína - Arquitetura e sustentabilidade
  • Eliane e Rafaela - Arquitetura e acessibilidade *
  • Fernanda e Bárbara - Arquitetura e durabilidade
  • Clara e Vanessa - Arquitetura efêmera


TURMA 02 (09:00 - 11:00)
21/06 - Quinta-feira
  • Marina Cunha e Ticiana - Arquitetura e estrutura
  • Amanda Campos e Taís Dória - Arquitetura e sociedade
  • Igor e Kayan - Arquitetura e música
  • Jairo e Mariana Souza - Arquitetura e cores *
  • Taís Evangelista e Rafael Pinchemel - Arquitetura e fotografia
  • Renata e Marina D´Amaral - Arquitetura e cor *
26/06 - Terça-feira
  • Marília e Thiago - Arquitetura e Cinema
  • Valesca e Camila - Arquitetura e Sustentabilidade
  • Maiana e Amanda Curty - Arquitetura e conforto
  • Rodrigo Gonzalez e Adriano - Arquitetura e Esporte
  • Rodrigo Souza e Taiane - Arquitetura e Escola
  • Mário, Maurício e Joab - Arquitetura Efêmera
28/06 - Quinta-feira
  • Vanessa e Fernanda - Arquitetura e Movimento
  • Layla e Pedro Ramon - Arquitetura e Moda
  • Rachel e Sandi - Arquitetura e Artes Cênicas
  • Adila e Jádice - Arquitetura e acessibilidade


TURMA 03 (15:00 - 17:00)
21/06 - Quinta-feira
  • Diogo, Gustavo e Júlia Borges - Arquitetura e Conforto
  • Ana Paula e Edinilson - Arquitetura Efêmera
  • Daiane e Patrícia - Arquitetura e decoração
  • Ingrid e Danilo - Arquitetura e Paisagismo
  • Genivaldo e Mariane - Arquitetura e Teatro
  • Laila e Aline - Arquitetura e Psicologia
26/06 - Terça-feira
  • Júlia Barros e Isadora - Arquitetura e Moda
  • Laina e Natália - Arquitetura e Iluminação
  • Takeo e Lucas - Arquitetura e Pintura Parietal
  • Mariana e Lurian - Arquitetura e Artes Visuais
  • Carlos Augusto - Arquitetura e Sustentabilidade
28/06 - Quinta-feira
  • João Pedro e Layra - Arquitetura e Monumento
  • Alâina e Ramon - Arquitetura Biomimética
  • Lindemberg - Arquitetura e Estrutura
  • Monique e Yasmin - Arquitetura e Acessibilidade
  • Wanilza e Caroline - Arquitetura e Turismo
  • Francine e Rebeca - Arquitetura e Psicologia
ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM PROPOSTA DE TRABALHO FINAL
  • Jhessilly
  • João Alberto 
  • Mateus


TURMA 04 (17:00 - 19:00)
21/06 - Quinta-feira
  • Alberto de Araújo - Arquitetura e Quadrinhos
  • Jailton - Arquitetura e poder
  • João e Manoela - Esportes de ação e arquitetura como meio para sua prática
  • Anna Camila e Frederico - Arquitetura e Paisagismo
  • Sarah e Isabela - Arquitetura e Moda
  • Cyra e Fernanda Anton - Arquitetura e Tecnologia
  • Lais e Paloma - Arquitetura e Natureza
26/06 - Terça-feira
  • Odara e Ulli - Arquitetura e Movimento
  • Andreza Lopes - Arquitetura e Estética
  • Leonardo Grogg - Arquitetura Militar
  • Fernanda Brito e Sandro Porto - Arquitetura e Cores
  • Camila Matos - Arquitetura e Cinema (*)
  • Weslei - Cenografia
  • Lua Queiroz - Arquitetura e Decoração
28/06 - Quinta-feira
  • Eduardo Rosa - Arquitetura e Música
  • Rafaela - Arquitetura e Conforto
  • Viviane e Iane - Arquitetura e Cinema (*)
  • Elisa Bastos - Arquitetura e Sociedade
  • Emanuele e Claudiane - Arquitetura e Mobilidade

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Infraestrutura urbana

Para a cidade funcionar é necessário haver uma série de sistemas complementares que possibilitarão a vida urbana com qualidade.

O PROBLEMA DAS CHUVAS EM SALVADOR


SOLUÇÕES PARA OS ALAGAMENTOS EM SÃO PAULO/SP


CASAS FLUTUANTES - Solução para os alagamentos na Holanda


BRASIL - 9º PIOR SANEAMENTO BÁSICO DO MUNDO

EMISSÁRIO SUBMARINO DA BOCA DE RIO

DESPERDÍCIO DE COMIDA

LIXÃO DO PACÍFICO

LIXO RECOLHIDO NAS RUAS DE ITABUNA/BA NÃO TEM DESTINO CORRETO

FALTAM ATERROS SANITÁRIOS NO BRASIL

TRATAMENTO DE LIXO ADEQUADO EM ITU/SP

PREFEITURA DETERMINA FECHAMENTO DE SHOPPING SOBRE ANTIGO LIXÃO EM SP

BOTTLE BANK - FUN THEORY

A LIXEIRA MAIS PROFUNDA DO MUNDO - FUN THEORY

REDES ELÉTRICAS MAIS INTELIGENTES

BRASIL ALCANÇA 21ª POSIÇÃO NO RANKING DE PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Caminhos para a cidade ideal

Para construirmos uma cidade ideal é necessário fazê-la funcionar por todos e para todos, então, é necessário entender para mudar a sociedade.

A HISTÓRIA DAS COISAS


CIDADES MAIS INTELIGENTES


A CIDADE IDEAL


QUESTÕES SOCIAIS NA METRÓPOLE


UMA HORA VOLTA PARA VOCÊ

A CIDADE

Iniciamos os nossos debates acerca da cidade, espaço de encontros e reuniões, onde as trocas que permitiram o surgimento da civilização começaram e que desde 2008 mais da metade da população habita os ambientes urbanos, gerando assim diversos problemas urbanos decorrentes dos conflitos sociais e falta de infraestrutura adequada.

Nossas reflexões começam com a cidade de Paris, uma das capitais mais importantes do mundo, surgida ainda no Império Romano e com mais de 2.000 anos de história urbana para ser estudada, marcando assim, a transição das nossas aulas históricas para a metrópole contemporânea.

DESCONSTRUINDO PARIS - Documentário do Discovery Channel que mostra a cidade além da superfície, a forma como foram construídas suas ruas, pontes, e sistemas que permitiram seu avanço ao longo do tempo


POPULAÇÃO MUNDIAL - Já somos 7 bilhões - National Geographic


O MUNDO CHEGA A 7 BILHÕES 



O CAOS (parte 01) - Superpopulação - History Channel


SUPERPOPULAÇÃO - A criação de um mito


MORADORES DE TÓQUIO SOFREM COM A FALTA DE ESPAÇO - Reportagem do Jornal Nacional da Globo (31/10/2011)



Aula 13 - A evolução da arquitetura - Ecletismo, modernismo e pós-modernismo

AULA 12 - A evolução da arquitetura - Arquitetura Gótica, construção iluminada - Renascimento e barroco: todos os caminhos vêm de Roma.

Download AQUI

AULA 11 - A evolução da arquitetura - O esplendor Bizantino e a arquitetura Paleo-cristã (Românico, Monastecismo e Cidade Medieval)

DOWNLOAD AQUI


Em seu Meditação, o imperador romano Marco Aurélio (121-80 a.C), reconheceu o declínio da sua nação. "Brincadeiras e tolices em casa, guerras lá fora", escreveu. "Às vezes, terror, às vezes torpor ou preguiça estúpida: esta é a tua escravidão diária."

Por volta do século III, o império estava ainda mais enfraquecido. O exército, a economia e o espírito em geral decaíram. O auxílio público e os espetáculos não eram mais suficientes, e a insatisfação com a religião pagã do Estado estava desenfreada. Para preencher o vazio, o cristianismo atraiu fiéis, tornado-se a religião oficial em 394 d.C. Novas edificações refletiram a grandiosidade desse status imperial. Nos mil anos seguintes as estruturas da Igreja dominaram os arais da poderosa arquitetura.

Quando Roma e império ocidental estavam em ruínas, o centro de gravidade deslocou-se em direção ao leste. Enquanto que a avalanche de tribos germânicas, como hunos, godos e vândalos, saqueavam e pilhavam, prevaleceu a era do barbarismo, conhecida como a Idade das Trevas. No entanto, no leste, Constantinopla vivia uma era radiante, florescendo com igrejas e palácios opulentos que mais tarde deslumbrariam os cruzados.

Em 330 d.C., Constantino (o primeiro imperador cristão) transferiu a capital do Império para Bizâncio. Até ser dominada pelos turcos em 1453, essa cidade fascinante era o ponto alto da cultura da Europa. O império bizantino atingiu o auge durante o reinado de Justiniano (527-565). Sobreviveu pelos 900 anos seguintes, mas foi gradualmente diminuindo de tamanho. No entanto, sua influência aumentou, tornando-se o repositório da tradição clássica.


ARQUITETURA ROMÂNICA


Na história da arquitetura ocidental, os 5 séculos entre a queda de Roma, por volta de 479, e o ano 1000 passaram praticamente em branco. Sob a depredação de tribos bárbaras, apenas preocupadas em destruir, a arquitetura monumental não declinou: simplesmente desapareceu.
Como as guerras eram uma constante ameaça, todos os edifícios eram baluartes, fortalecidos para segurança. Com paredes espessas e janelas pequenas, tanto a arquitetura secular quanto a religiosa tinham aparência de fortalezas. Outras características do estilo românico eram o sistema modular de construção, com interiores divididos em intercolúnios quase quadrangulares, e pilares grossos sustentando arcos arredondados e abóbadas cilíndricas. A arquitetura românica variava em diferentes localidades da França, Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha, de acordo com os diferentes climas, tradições e materiais.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Proposta de temas para avaliação final

Boa tarde alunos,
Disponibilizo agora para reflexão alguns dos temas propostos para a avaliação final da disciplina. O objetivo desse trabalho é estabelecer uma relação entre a arquitetura e algum outro tema de interesse de vocês. Essas propostas disponibilizadas não são absolutas, podendo ser adequadas a outros interesses particulares.
O trabalho será composto de uma parte escrita e de uma apresentação oral para a turma.
Vocês devem se organizar em individualmente ou em duplas e na terça-feira (08/05) devem apresentar sua proposta de estudo.
  • Arquitetura e Teatro 
  • Arquitetura e Cenário 
  • Arquitetura e Paisagismo 
  • Arquitetura e sustentabilidade 
  • Arquitetura e quadrinhos 
  • Arquitetura e cinema 
  • Arquitetura e música 
  • Arquitetura e movimento 
  • Arquitetura e sociedade 
  • Arquitetura efêmera 
  • Arquitetura e estrutura 
  • Arquitetura e as cores 
  • Arquitetura e Natureza(biomimética) 
  • Arquitetura e decoração 
  • A arquitetura e o esporte 
  • A arquitetura e acessibilidade 
  • Arquitetura e conforto 
  • Arquitetura e moda
Sugiro que estudem as temáticas propostas buscando referencias em livros e na internet para saber se serão capazes de desenvolver suas ideias.
Como sugestão de pesquisa recomendo os seguintes sites:

ARCOWEB - Portal de Arquitetura, Interiores, Design, Lighting e Tecnologia com matérias e notícias atualizadas diariamente.

VITRUVIUS - Portal de arquitetura com textos críticos, documentos históricos, resenhas, artigos em periódico mensal e entrevistas.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

E se o Império Romano não tivesse acabado?


Em vez da França, a província de Gália. Em vez da Inglaterra, a Bretanha. Em vez da Bulgária, a Trácia. Quem já leu as aventuras de Asterix conhece bem esses nomes esquisitos de regiões dominadas pelos exércitos de Roma (as histórias do herói gaulês se passam por volta de 50 a.C., época do apogeu doImpério Romano). Pois assim seria o Velho Mundo se o império com sede em Roma não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo ao longo das costas européia, asiática e africana. Mas a mudança dos nomes das localidades européias é a menos importante das diferenças. O mundo seria outro. O capitalismo talvez ainda não tivesse surgido e, sem ele, a conquista e a colonização da América não aconteceriam. No final das contas, o Brasil poderia ser até hoje uma terra de índios.

Mas vamos aos poucos. Primeiro é bom lembrar o que houve com o império de Roma. O poder imperial começou a se esfarelar no século 3, quando ocorreram lutas internas entre generais e vivia-se uma verdadeira anarquia militar. Para se ter uma idéia, em 50 anos houve pelo menos 20 imperadores, que foram destituídos um após o outro (alguns inclusive reinaram simultaneamente, em conflito).

Continua AQUI

AULA 10 - A evolução da arquitetura - O Império Romano


O filósofo Alfred North Whitehead escreveu que "o império romano existiu em virtude da magnífica aplicação da tecnologia que o mundo tinha visto até então". Essa tecnologia incluía as inovações de engenharia como o arco, a abóbada e cúpula. Pela primeira vez, os construtores romanos cobriram imensos volumes de espaço interior, criando uma arquitetura de vãos encerrados, e não de massas de sustentação. Com a invenção do concreto, construíram em grande escala, formas cada vez mais mais audaciosas, das termas às basílicas.

Ao lado de colossais construções utilitárias, como estradas, pontes e aquedutos, os imperadores imprimiram o conceito de "Romanitas" em quase todo o mundo conhecido. Seu cartão de visitas era "Se você tem estilo, vai longe", enquanto caracteristicas construções romanas deixavam sua marca do Tâmisa até o Nilo. Em sua obra A Eneida, Virgílio citou Júpiter: "Cedi o domínio [aos romanos], e ele não tem mais fim".

Os romanos estabeleceram o padrão de civilização, desde leis e governos, até exigências modernas como encanamento interno, água quente, lavatórios públicos, esgoto e estádios esportivos. A arquitetura romana teve um papel missionário. Quando os fóruns, arcos do triunfo ou anfiteatros apareceram, os territórios conquistados entraram para a pasta da Lex Romana.

(Trecho retirado do livro "Arquitetura Comentada" - Carol Strikland)

Download Aula AQUI

Os Etruscos - Um dos primeiros povos a habitar a península Itálica e que desenvolveram os princípios de sociedade que os romanos herdaram, mas a sua história se encontra fragmentada e perdida. Compreendê-los ajudará a compreender os romanos.

Grandes Civilizações:  Roma (Parte 01)

Grandes Civilizações:  Roma (Parte 02)

Construindo um Império:  Roma (History Channel)

AULA 09 - A evolução da arquitetura - Grécia

Em Antígona, Sófocles descreve a humanidade como o ápice da criação. "São muitas as maravilhas na terra, mas nenhuma é mais maravilhosa do que o homem... Não há nada além do seu poder ... A habilidade inventiva que ele tem está acima de todos os sonhos."

Os antigos gregos conseguiram provar que ele estava certo. No espaço de cerca de 50 anos, de 480 a 431 a.C., inventaram a democracia e a filosofia e criaram obras de arte sublimes em teatro, escultura e arquitetura. Os estilos criados pelos gregos são tão admirados universalmente que têm sido imitados há 2.500 anos, estabelecendo o padrão do "clássico" na civilização ocidental.

A cultura grega é provavelmente a primeira que parece remotamente compatível com atitudes modernas. Seu sistema de valores não girou em torno de um soberano autocrata ou de um deus incompreensível, mas em torno do homem - "a medida de todas as coisas", como afirma o filósofo ateniense Protágoras. Moldaram seus deuses olímpicos em homens e mulheres, com todas suas forças e imperfeições. Acreditavam que as pessoas pudessem procurar a verdade e a perfeição por meio da indagação, do debate e da luta por arete, ou excelência.
(Trecho retirado do livro "Arquitetura Comentada" - Carol Strikland)

Download da aula AQUI


Grandes Civilizações:  Grécia (Parte 01)

Grandes Civilizações:  Grécia (Parte 02)


O Partenon ao longo da história


A Grécia de Alexandre, o Grande (History Channel)



As cidades do Helenismo (History Channel)

A Pirâmide do Faraó Del Debbio I

Essa postagem foi originalmente feita no site Sedentário e Hiperativo e nos traz uma pequena reflexão sobre o método de construção das grandes Pirâmides do Egito caso elas fossem construídas com as técnicas e tecnologias atuais.

Boa leitura

-----------------//--------------------
Olá crianças,

Templários Pirâmides faraó  A Pirâmide do Faraó Del Debbio I
Eu tinha deixado este post em standby há uns meses, desde que fiz estes posts AQUIAQUIAQUIAQUI sobre pirâmides, porque achei que era mais do que óbvio que a alegação de que dezenas de milhares de escravos seminús empurrando blocos de pedra de 70 toneladas na areia escaldante do deserto e ajustando-os com precisão milimétrica através de rampas miraculosas durante 3 meses por ano em menos de 20 anos fosse risível.
Hoje, o Tio Marcelo se autoproclama Faraó Del Debbio I e decide que vamos construir uma pirâmide aqui no Brasil, com tecnologia de ponta de 2008.
Este post será uma homenagem ao amigo Kentaro. Ele sempre traz informações técnicas muito interessantes desmistificando enigmas e ilusões, então hoje serei eu o cético e usarei apenas da matemática e da engenharia, sem nada de ocultismo, para estudar um dos maiores mitos da história.
Vamos deixar claro que eu não estou dizendo uma palavra a respeito de QUEM, COMO, QUANDO ou POR QUE elas foram construídas. Este post vai demonstrar apenas a titulo de curiosidade como se construiriam as piramides com tecnologia de 2008. E quanto tempo demoraria, ok?

terça-feira, 24 de abril de 2012

AULA 08 - A evolução da arquitetura - Mesopotâmia e Egito

Boa noite aluninhos,

Hoje iniciamos nossa viagem através da história da arquitetura, uma história contada pelos grandes monumentos representativos de uma classe diferenciada, pois, como vimos no debate da semana passada, a arquitetura popular permeia toda a história da arquitetura se adaptando às demandas e possibilidades locais, sem sofrer alterações consideráveis com o passar dos milênios, mas sem ser descrita nos livros tradicionais.

Vimos que existem analogias entre as expressões artísticas e culturais das civilizações mesopotâmicas e egípcias, tidas como as primeiras da história ocidental, bem como devem existir relações com as civilizações orientais surgidas ao longo dos vales de rios da China, Índia e América.

Para relembrar nossos debates a aula está disponível AQUI.


All Creative Work is Derivative


Grandes Civilizações:  Mesopotâmia 01


Grandes Civilizações:  Mesopotâmia 02


Grandes Civilizações:  Egito Parte 01


Grandes Civilizações:  Egito Parte 02