O filósofo Alfred North Whitehead escreveu que "o império romano existiu em virtude da magnífica aplicação da tecnologia que o mundo tinha visto até então". Essa tecnologia incluía as inovações de engenharia como o arco, a abóbada e cúpula. Pela primeira vez, os construtores romanos cobriram imensos volumes de espaço interior, criando uma arquitetura de vãos encerrados, e não de massas de sustentação. Com a invenção do concreto, construíram em grande escala, formas cada vez mais mais audaciosas, das termas às basílicas.
Ao lado de colossais construções utilitárias, como estradas, pontes e aquedutos, os imperadores imprimiram o conceito de "Romanitas" em quase todo o mundo conhecido. Seu cartão de visitas era "Se você tem estilo, vai longe", enquanto caracteristicas construções romanas deixavam sua marca do Tâmisa até o Nilo. Em sua obra A Eneida, Virgílio citou Júpiter: "Cedi o domínio [aos romanos], e ele não tem mais fim".
Os romanos estabeleceram o padrão de civilização, desde leis e governos, até exigências modernas como encanamento interno, água quente, lavatórios públicos, esgoto e estádios esportivos. A arquitetura romana teve um papel missionário. Quando os fóruns, arcos do triunfo ou anfiteatros apareceram, os territórios conquistados entraram para a pasta da Lex Romana.
(Trecho retirado do livro "Arquitetura Comentada" - Carol Strikland)
Download Aula AQUI
Os Etruscos - Um dos primeiros povos a habitar a península Itálica e que desenvolveram os princípios de sociedade que os romanos herdaram, mas a sua história se encontra fragmentada e perdida. Compreendê-los ajudará a compreender os romanos.
Grandes Civilizações: Roma (Parte 02)
Construindo um Império: Roma (History Channel)

Nenhum comentário:
Postar um comentário