terça-feira, 18 de setembro de 2012

Enquanto os arquitetos não fizerem política os políticos continuarão a fazer arquitetura - Nestor Goulart

Essa frase marca a retomada das nossas atividades pós-greve. Com pouco mais de um mês para retomarmos e finalizarmos o conteúdo discutido 03 meses atrás, faremos uma pequena reorganização dos conteúdos para possibilitar a finalização do semestre com os debates completos.

Com a iminência das eleições para a prefeitura de Salvador, utilizaremos esse contexto para retomar nossos debates sobre a cidade. Cada candidato possui diversas propostas para o melhor funcionamento e gestão da cidade, mas devemos ser críticos para tentar identificar os impactos que elas podem causar.

PROPOSTAS PARA O TRÂNSITO DA CIDADE - ACM NETO

PROPOSTAS DE MOBILIDADE URBANA - PELEGRINO


12 PONTOS CRÍTICOS NO TRÂNSITO DA CIDADE - PELEGRINO


PROPOSTAS PARA A ORLA DE SALVADOR - PELEGRINO

PROPOSTAS PARA O SUBÚRBIO - PELEGRINO

Podemos notar nessas propostas o destaque para obras viárias para a mobilidade do automóvel, em que a construção de novas vias sempre funciona como atrativo para o turismo e para o progresso da cidade, mesmo desconsiderando que quanto mais ruas se constrói, mais se engarrafa. O ponto alto de ambas propostas está na finalização da linha 01 do metrô e a construção da linha 02, que liga a Rótula do Abacaxi ao aeroporto. Uma ideia que não é recente, mas que ganha muita força com a proximidade da copa, mesmo que as soluções apresentadas estejam defasadas em relação ao avanço tecnológico e as experiências realizadas em outras cidades referenciais pelo mundo.

PROJETO METRÔ DE SALVADOR

NEW YORK - NEW HIGH LINE PARK

SOUTH KOREA HIGH LINE

THE "BIG DIG" - BOSTON/EUA

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA O TRÂNSITO NA CALIFÓRNIA/EUA

AS SOLUÇÕES DE CURITIBA/PR PARA O TRÂNSITO

VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHO LIVRAM 20 CIDADES FRANCESAS DO COLAPSO DO TRÂNSITO

Cada vez mais as propostas buscam a valorização do pedestre e de formas alternativas de transporte (com qualidade), em que viadutos, elevados e etc são relegados em prol da bicicleta e do transporte público de qualidade. Além de não considerar o trânsito como único aspecto a se trabalhar para melhoria da qualidade urbana, como vemos no caso do projeto do Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

PROJETO PORTO MARAVILHA - RIO DE JANEIRO

INÍCIO DA SEGUNDA FASE DO PORTO MARAVILHA - DEMOLIÇÃO DO ELEVADO

O Rio de Janeiro e Curitiba são constantemente citados por serem as cidades com maior preocupação a aspectos urbanísticos que estejam alinhados com as ideias das principais "capitais mundiais", que são referência para a maioria das cidades por suas soluções inovadoras. Em 2010 Salvador lançou um projeto para tornar a cidade equiparada à essas outras cidades, e que agora é utilizado como base para as propostas dos candidatos à prefeito da cidade.

SALVADOR CAPITAL MUNDIAL

SALVADOR MOBILIDADE BIKE - COPA 2014

Na próxima aula damos continuidade a essa discussão para compreender melhor nossa cidade.

Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário