Iniciamos nossa viagem através da arquitetura. Compartilharemos nossas experiências, viagens, sonhos e frustrações em busca de uma definição que possa definir: O QUE É A ARQUITETURA?
Ao longo do semestre vamos nos deparar com diversos conceitos do que é essa disciplina/arte/ciência, vamos desmantelar nossos velhos paradigmas e conviver com questões complexas. Pode ser que vocês enlouqueçam, pode ser que não, mas podemos garantir que nunca mais vocês verão o mundo com os mesmos olhos.
A partir desse momento eu abro as portas para uma infinidade de caminhos, e cabe a cada um fazer suas próprias escolhas.
BEM VINDOS AO DESERTO DO REAL.
________________________//_____________________
Para iniciarmos nossas reflexões, disponibilizo para leitura e debate o texto do Bruno Zevi chamado: O espaço: protagonista da arquitetura. Esse é o segundo capítulo do livro Saber ver a arquitetura um livro que apresenta os principais aspectos que o autor considera ser fundamentais para a compreensão e a análise da arquitetura, ressaltando a importância de se evidenciar o espaço, elemento-chave da composição arquitetônica, além de dissertar sobre a evolução histórica da mesma.
Segue um trecho para motivá-los à leitura:
CAPÍTULO 02 - O ESPAÇO, PROTAGONISTA DA ARQUITETURA
Saber ver arquitetura. 5ª Edição. São Paulo:Martins Fontes. 1996
Bruno Zevi
A falta de uma história da arquitetura que possa ser considerada satisfatória deriva do hábito da maior parte dos homens de entender o espaço, e do insucesso dos historiadores e dos críticos de arquitetura na aplicação e difusão de um método coerente para o estudo espacial dos edifícios.
Todos aqueles que, ainda que fugazmente, refletiram sobre esse tema, sabem que o caráter essencial da arquitetura - o que a distingue das outras atividades artísticas - está no fato de agir como um vocabulário tridimensional que inclui o homem e ... AQUI
________________________//_____________________
Terça-feira (13/03) debateremos esse texto junto com a conceituação dos seguintes termos:
- Espaço
- Lugar
- Cidade
- Urbanismo
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário