Preparei esse pequeno roteiro para orientá-los na elaboração do trabalho final da disciplina. Utilizei como exemplo a análise do contexto de uma música, mas que será possível compreender a forma de elaboração do trabalho. Os contextos utilizados não são os únicos possíveis de serem analisados, devem ser utilizados como uma referência para outras formas de se compreender a obra como o contexto político, geográfico, urbano.
(Título do Trabalho)
ANÁLISE CONTEXTUAL DA OBRA "SAUDOSA MALOCA" DE ADONIRAN BARBOSA
INTRODUÇÃO
(é uma apresentação geral do trabalho, deve constar a delimitação do assunto, seu objetivo, o que abordará, como será desenvolvido e outros elementos necessários para situar o leitor do trabalho)
(é uma apresentação geral do trabalho, deve constar a delimitação do assunto, seu objetivo, o que abordará, como será desenvolvido e outros elementos necessários para situar o leitor do trabalho)
Esse trabalho tem como objetivo compreender as diversas influências que contextualizaram o surgimento da obra "Saudosa Maloca", composição do sambista Adoniran Barbosa, dentro de um panorama histórico, político, estilístico e musical, tentando compreender como cada um desses elementos influenciaram na sua criação, na forma como a obra expressa o momento histórico e a biografia do autor, tornando-se não somente uma expressão artística, mas a expressão de um tempo e de um povo que representa, podendo ser lida de diversas maneiras.
(Apresentação da Obra)
SAUDOSA MALOCA - 1955
(nessa parte deve-se apresentar a obra escolhida, informações básicas como localização, arquiteto, suas principais características, etc)
(nessa parte deve-se apresentar a obra escolhida, informações básicas como localização, arquiteto, suas principais características, etc)
Se o sinhô não tá lembrado
dá licença de contá
que aqui onde agora está
esse edirfiço arto
era uma casa véia
um palacete assobradado.
dá licença de contá
que aqui onde agora está
esse edirfiço arto
era uma casa véia
um palacete assobradado.
Foi aqui seu moço,
que eu Mato Grosso e o Joca
construímos nossa maloca,
mas um dia nós nem pode se alembrar
veio os home co’as ferramenta
o dono mandou derrubá.
que eu Mato Grosso e o Joca
construímos nossa maloca,
mas um dia nós nem pode se alembrar
veio os home co’as ferramenta
o dono mandou derrubá.
Peguemos todas nossas coisas
e fumos pro meio da rua
preciá a demolição.
Que tristeza que nós sentia
cada táuba que caía
duía no coração...
e fumos pro meio da rua
preciá a demolição.
Que tristeza que nós sentia
cada táuba que caía
duía no coração...
Mato Grosso quis gritá,
mas em cima eu falei:
“os home tá co’a razão nós arranja outro lugá.”
Só se conformemos quando Joça falô:
“Deus dá o frio conforme o cubertô.”
mas em cima eu falei:
“os home tá co’a razão nós arranja outro lugá.”
Só se conformemos quando Joça falô:
“Deus dá o frio conforme o cubertô.”
E hoje nóis pega páia nas gramas do jardim
e pra esquecê nóis cantemos anssim:
Saudosa maloca, maloca querida
donde nós passemos
os dias feliz de nossas vidas.
e pra esquecê nóis cantemos anssim:
Saudosa maloca, maloca querida
donde nós passemos
os dias feliz de nossas vidas.
A música “Saudosa Maloca”; originalmente gravada em 1951 pelo selo “Continental”, em um compacto de 78 rpm com o título “Saudades da Maloca”; tornou-se um ícone de interpretação da cidade em transformação. A cidade de São Paulo em transição estrutural, amparada nas reformas urbanísticas iniciadas desde o início do século XX, em especial do bairro do Bexiga. O Bexiga e os bairros do centro de São Paulo não conservaram ao longo de sua modernização sua arquitetura original com casarões e prédios antigos. Ao contrário disso, derrubavam tudo e reconstruíam de acordo com as tendências mais modernas, dessa forma a cidade acaba perdendo sua identidade e sua história. As casas térreas com arquitetura mais antigas foram todas demolidas dando lugar a modernos e altos edifícios. A história da arquitetura da cidade foi perdida nessa transição.
(Biografia do autor)
ADONIRAN BARBOSA
(Nessa parte deve-se apresentar um pouco da biografia do autor da obra, ressaltando-se aquelas características que foram mais marcantes para formação do seu pensamento e que possam ser percebidas refletidas na obra)
(Nessa parte deve-se apresentar um pouco da biografia do autor da obra, ressaltando-se aquelas características que foram mais marcantes para formação do seu pensamento e que possam ser percebidas refletidas na obra)
Adoniran Barbosa nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos, SP. Seu verdadeiro nome era João Rubinato - mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história.
Ele nos conta a vida de um típico paulistano, filho de imigrantes italianos, a sobrevivência do paulistano comum numa metrópole que corre, range e solta fumaça por suas ventas. Através de suas músicas, canta passagens dessa vida sofrida, miserável, juntando o paradoxo bom humor / realidade - para quê lamúrias?
Tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas, como por exemplo "Iracema" nasceu de uma notícia de jornal - quando uma mulher havia sido atropelada na Avenida São João.
(Contexto Histórico)
AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DO SÉCULO XIX
(Nessa parte deve-se buscar contextualizar a obra dentro do seu recorte histórico, relacionando-a com outros acontecimentos e fatos marcantes do seu momento e como podem ser percebidas como influenciadores da forma arquitetônica)
(Nessa parte deve-se buscar contextualizar a obra dentro do seu recorte histórico, relacionando-a com outros acontecimentos e fatos marcantes do seu momento e como podem ser percebidas como influenciadores da forma arquitetônica)
O pensamento higienista chega ao Brasil, principalmente na sua capital, o Rio de Janeiro, decorrente da influência européia sobre o pensamento e o modo de vida no país, em resposta às grandes epidemias que vinham se alastrando pela América Latina, e também, pelo próprio momento sócio-econômico.
Mas, apesar dos esforços em modernizar as cidades, principalmente o Rio de Janeiro, elas chegam ao final do século XIX, em condições insalubres, o que foi agravado pelo crescimento populacional dos centros urbanos e pela migração transoceânica de epidemias. Além disso, as suas estruturas coloniais, não comportavam toda a modernidade e o progresso que seria importado da Europa.
(Contexto Urbano)
A CIDADE DE SÃO PAULO
(Qual o papel da cidade na compreensão e na formação da obra, que tipo de acontecimentos aconteciam no lugar que possam ter influenciado no seu surgimento ou transformação?)
(Qual o papel da cidade na compreensão e na formação da obra, que tipo de acontecimentos aconteciam no lugar que possam ter influenciado no seu surgimento ou transformação?)
A chegada da cultura do café, no início do século XIX e o seu fortalecimento durante o período republicano propiciou o enriquecimento e expansão urbana da cidade de São Paulo. Certamente essa cidade do início do século XIX, com suas ruas estreitas, sem calçamento, problemas de trânsito e com esgoto a céu aberto, não estava, definitivamente, preparada para este boom populacional.
Com o novo quadro político que se estabelecia na cidade, a administação pública, disposta de maiores recursos e autonomia, põe em prática diversos planos de remodelação e expansão, que para a burguesia emergente, significava a oportunidade de firmar seu valores e status.
(Contexto Musical)
O SAMBA PAULISTA
(Contexto Econômico)
(Contexto Social)
(Contexto Cultural)
(Relação com outras obras do autor)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
(É a parte final do texto, na qual se apresentam suas conclusões. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os pontos levantados na pesquisa elaborada, e onde o você deve manifestar seu ponto de vista sobre os resultados alcançados)
Após analisar os diversos elementos que estavam presentes na época da composição da obra, podemos constatar que a característica do artista em retratar o cotidiano dos homens do seu tempo e da sua faixa social é marcante em compor uma representação da cidade de São Paulo que se transformava em ritmo acelerado, incitada pelos pensamentos internacionais higienistas que traziam a tona diversas demolições de trechos da cidade, influenciando na forma como os moradores perdiam suas referências cotidianas)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(É o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificação individual, deve indicar todos os trabalhos citados no texto, inclusive os eletrônicos, obedecendo o indicado pela NBR 6023)
(É o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificação individual, deve indicar todos os trabalhos citados no texto, inclusive os eletrônicos, obedecendo o indicado pela NBR 6023)
AYRES, Susana Gigo. Adoniran Barbosa. Disponível em: http://www.mpbnet.com.br/musicos/adoniran.barbosa/ Acesso em: 26 de junho de 2011
MARTINS, Oswaldo. Adoniran Barbosa. Disponível em: http://www.vidaslusofonas.pt/adoniran_barbosa.htm Acesso em: 26 de junho de 2011
Disponível em: http://www.dicionariompb.com.br/adoniran-barbosa Acesso em: 26 de junho de 2011
Disponível em: http://prafalardecoisas.wordpress.com/2009/08/30/uma-interpretacao-para-saudosa-maloca-do-adoniran-barbosa/ Acesso em 26 de junho de 2011
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O TRABALHO
- O trabalho será realizado em dupla;
- Não se trata apenas de descrever o contexto geral do edifício, mas de descrever e analisar criticamente de que forma isso influenciou no seu projeto;
- Os trabalhos serão entregues em uma cópia em meio digital (arquivo Word ou CorelDraw) no dia 07 de julho;
- As apresentações acontecerão nos dias 07, 12 e 14 de julho;
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