terça-feira, 24 de abril de 2012

AULA 08 - A evolução da arquitetura - Mesopotâmia e Egito

Boa noite aluninhos,

Hoje iniciamos nossa viagem através da história da arquitetura, uma história contada pelos grandes monumentos representativos de uma classe diferenciada, pois, como vimos no debate da semana passada, a arquitetura popular permeia toda a história da arquitetura se adaptando às demandas e possibilidades locais, sem sofrer alterações consideráveis com o passar dos milênios, mas sem ser descrita nos livros tradicionais.

Vimos que existem analogias entre as expressões artísticas e culturais das civilizações mesopotâmicas e egípcias, tidas como as primeiras da história ocidental, bem como devem existir relações com as civilizações orientais surgidas ao longo dos vales de rios da China, Índia e América.

Para relembrar nossos debates a aula está disponível AQUI.


All Creative Work is Derivative


Grandes Civilizações:  Mesopotâmia 01


Grandes Civilizações:  Mesopotâmia 02


Grandes Civilizações:  Egito Parte 01


Grandes Civilizações:  Egito Parte 02

segunda-feira, 23 de abril de 2012

AULA 06 - Entendendo a casa


Fizemos um longo passeio para compreender alguns princípios fundamentais da arquitetura, elementos formais, psicológicos, sociais que orientam a criação dos nossos espaços de convívio, com essa aula começaremos a buscar o rebatimento prático de toda essa teoria através do entendimento do nosso abrigo primordial, a casa. Seguem uma série de textos que os auxiliarão na compreensão de onde veio cada elemento da nossa casa para podermos antever outros que poderão surgir.

Aula para download disponível AQUI


_______________________//_____________________
CASA E LAR
A essência da arquitetura
Jorge Marão Carniello Miguel


Cabanas, domus, castelos, villas, palazzos, são denominações históricas do espaço unifamiliar. São representativas da arquitetura mais elementar, mais próxima e utilizável pelo ser humano, considerada a sua real terceira pele, logo após a epiderme e a roupa que o protege do meio ambiente onde vive. Entretanto, haverá uma palavra que, independente das classes sociais, sintetizará toda noção de habitação privada: a casa. AQUI

________________________//_____________________
A HABITAÇÃO ... AO LONGO DO TEMPO
Jorge Marão Carniello Miguel

Desde sempre o Homem sentiu a necessidade de criar um abrigo contra os perigos e intempéries, como qualquer outro animal. Mas, enquanto os animais construiam sempre o mesmo tipo de abrigo com os mesmos materiais, o Homem foi fazendo a sua habitação com os materiais mais diversos e com formas variadas, de acordo com os meios disponíveis e tipo de vida que levava, sedentário ou nómada. Começou pelas grutas, de onde expulsou os animais,protegendo a entrada com uma fogueira. AQUI

________________________//_____________________
A IDÉIA DE UMA CASA BRASILEIRA
Miguel Antônio Buzzar



Essa leitura pretende demonstrar como a qualificação de determinados aspectos arquitetônicos, torna as análises não apenas registros da história, mas construtos culturais de uma ligação entre o passado e o presente. O foco será direcionado à organização espacial, tanto a partir da permanência da sobreposição de funções, como no seu inverso, a especialização dos espaços domésticos e as consequências nas relações familiares. A escolha não é fortuita porque ela abarca a relação entre as esferas do público e do privado no desenho das plantas da moradia. Esferas que, com frequência, foram precocemente transpostas para o período colonial pela historiografia da arquitetura brasileira. AQUI
________________________//_____________________
OS AMBIENTES QUARTO E SALA NA MORADIA BRASILEIRA
Uma trajetória do século XVI ao XXI
Ustane Moreira Puttini e Sônia Marques Antunes Ribeiro



Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da evolução do quarto e da sala na residência brasileira: organização espacial interna dos ambientes e relação com os demais espaços da moradia. Pressupõe-se que a evolução do quarto e da sala relaciona-se com as mudanças de hábitos de seus habitantes. Ao longo do tempo em momentos distintos da história do Brasil – períodos colonial, imperial e republicano – ocorreram mudanças na organização espacial da moradia. Observou-se, por exemplo, que, no início da ocupação do país, a não setorização dos ambientes na moradia atendia às ... AQUI

________________________//_____________________
A CASA BRASILEIRA
Maria Ruth Amaral de Sampaio


Verifica-se como as funções da habitação eram exercidas entre as várias camadas sociais por volta de 1922, ano da Semana de Arte Moderna, época do fim do ecletismo e das primeiras soluções arquitetônicas nacionalistas, neocoloniais. Embora os "programas de necessidades" das habitações do rico, do remediado e do pobre devessem ser iguais, uma vez que as necessidades são as mesmas, o que é analisado é como são praticadas as atividades de repouso, estar e serviço nas casas paulistanas dessas três camadas sociais. AQUI

________________________//_____________________
A CONSTRUÇÃO DA CASA NO BRASIL
Reflexões à margem do vernáculo histórico da Arquitetura Brasileira
Paulo Bertran


Estas são observações de muitas viagens no país e no exterior, experiências de construir e viver em casas de barro, o treinamento do olhar de historiador deambulando pelas velhas casas e cidades. Levantando questões sobre a origem, heranças e influências no processo de habitar e construir a casa brasileira. AQUI


________________________//_____________________
SÉCULOS DE IMUNDICE 
Novos livros sobre os hábitos de higiene  mostram que a humanidade sobreviveu mais de 1000 anos sem banho
Jerônimo Teixeira

Na escala da história humana, o hálito perfumado, o cabelo sedoso, a axila desodorizada (e depilada, se feminina) são novidades absolutas. A higiene pessoal, tal como é concebida hoje na maioria dos países, só se estabeleceu em efetivo no século XIX. Antes disso, as pessoas não apenas toleravam a sujeira como ainda, muitas vezes, se compraziam com ela. A evolução dos cuidados íntimos deu-se aos trancos, com pequenos avanços seguidos de longos recuos. E até mesmo produtos de utilidade óbvia, como ... AQUI

AULA 05 - Forma, Espaço e Ordem


Tivemos há alguns dias nossa aula sobre os elementos compositivos da arquitetura, discutimos composições que incorporavam os princípios do ponto, da linha, do plano e do volume como constituintes da arquitetura que habitamos e projetamos. Essa aula foi baseada no livro de Francis D.K. Ching chamado "Arquitetura - Forma, espaço e ordem" que está disponível à seguir junto com a aula correspondente.


Este livro é uma introdução clássica aos princípios da arquitetura, examina seus pontos essenciais, justapondo imagens que atravessam séculos e cruzam fronteiras culturais para criar um vocabulário elementar e definitivo do desenho. Cada página foi meticulosamente revisada para incorporar exemplos contemporâneos dos princípios de forma, espaço e ordem. O resultado é um volume belamente ilustrado que inclui formas atuais e considera modelos convencionais sob uma nova perspectiva.


DOWNLOAD DO LIVRO:

DOWNLOAD DA AULA - AQUI

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Todas as aulas para download

Boa tarde caros alunos.

Após um largo período sem atualizações, reinício as postagens disponibilizando para download todas as aulas ministradas até o momento.
No final de semana adiciono outros textos de fundamentação à quem interessar.

E não esqueçam do nosso debate amanhã.!!!

AULA 01: Introdução à Arquitetura AQUI
AULA 02: Espaço e Lugar AQUI
AULA 03: Eixos organizadores do sentido no espaço AQUI

AULA 04: A educação do olhar AQUI
AULA 05: Espaço e forma AQUI
AULA 06: Entendendo a casa AQUI
AULA 07: Princípios de ergonomia AQUI

sábado, 14 de abril de 2012

Fichamentos dessa semana

Boa tarde à todos!

Mais um final de semana a ser ocupado com uma leitura agradável para preencher suas cabecinhas de informação útil que internet insiste em eliminar.

Nossos textos dessa semana são uma fundamentação para a compreensão da origem da arquitetura como abrigo, seu simbolismo e adaptação.

Essa semana resolvi mudar um pouco nosso trabalho e, ao invés de vocês me enviarem um fichamento, nós faremos um debate na sala de aula, na quinta-feira (19/04) então, além de ler e compreender o texto, agora peço à vocês que comecem a tecer comentários e críticas.

Relacionem essas leituras com suas experiências fora da sala de aula, com outras leituras e estudos, com vídeos, filmes, músicas que, porventura, tenham interconexão com a temática.

O fichamento ainda é necessário como uma forma de fixar o conhecimento, selecionar as partes mais importantes e possibilitar um resgate fácil na hora de debater. Mas, não é necessário me enviar o fichamento.

Devido ao pedido de vários alunos, deixei os textos à disposição na xerox para quem não quiser gastar litros de tinta de impressora, e para os que não tem problema de ler na tela do computador, seguem os arquivos para download:

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARQUITETURA - Menir, caverna e cabana - PEREIRA, José Ramón Alonso. AQUI

ARQUITETURA POPULAR BRASILEIRA - Como mora o povo brasileiro - WEIMER, Günter. AQUI

Aproveito por último para pedir à todos para levar na terça-feira (17/04) trena, fita métrica, ou alguma outra ferramenta de tirar medidas para uma aula de ergonomia prática. Quem não tiver nada disso em casa e estiver passando pela TokStok ou Etna pode pegar uma das fitas métricas que eles distribuem de graça.

Bom fim de semana.